sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Planear o espaço...antes de intervir!



Livro Decoração de Interiores_1001 ideias e sugestões

E que tal começar o ano com uma renovação em casa? Criar novas energias através de novos ambientes para enfrentar este novo ano!

Um dos motivos porque eu adoro decoração é pelo facto de quando estamos a fazer um projecto é necessário ter em conta a função a que o espaço se vai destinar, ter em conta as dimensões do mobiliário que vai integrar o espaço, o estilo que vai figurar no espaço... Evitando assim que não haja surpresas mais tarde, como por exemplo, a estante que tanto queríamos afinal não cabe, criámos tantas aberturas que agora não temos espaço para a televisão, entre tantas outras surpresas que podem surgir.
O facto de pensarmos nestes aspectos é válido tanto para projectos de raíz, para projectos de recuperação, como até para uma simples renovação de uma divisão. É necessário fazer sempre o levantamento do existente para adaptarmos o espaço às nossas necessidades ou do cliente. De salientar aqui que por vezes e consoante as características do espaço, somos nós que nos temos de adaptar ao espaço existente.
A título de exemplo, aqui ficam alguns elementos que devem ter em conta quando quiserem transformar algum espaço em vossa casa:

Livro Decoração de Interiores_1001 ideias e sugestões

- Levantamento
Este é feito numa fase inicial e consiste em tirar as medidas do seu espaço e colocá-las no papel. Faça também o levantamento dos pontos de luz já existentes, assim se por exemplo quiser colocar um candeeiro de pé na sua nova decoração, convém saber se é possível ligá-lo onde quer, ou qual é a melhor maneira de o conseguir. Para além das medidas, deve também escolher o que vai reutilizar e quais as suas dimensões. Deve ainda nesta fase fazer também um levantamento do tipo de mobiliário que pretende e das suas dimensões, não esquecendo o orçamento que dispõe, pois pode ter de optar por outras peças, assim o ideal é ter pelo menos duas opções. Este levantamento pode ser feito através de visitas a lojas, através de catálogos ou mesmo através da internet, cada vez mais existem oljas que dispõem das suas peças online.

- As zonas de circulação
Tal como o nome diz, elas são de circulação, não as ocupem demasiado com peças de mobiliário.

- A distribuição do mobiliário
Esta é a fase mais gira e mais estimulante, é aqui que a obra começa verdadeiramente a nascer. Um truque para quem não tem muita técnica e nem dispõe de muitos meios, é desenhar o mobiliário com as dimensões correctas, recortar e espalhá-lo sobre a planta do espaço que executou com o levantamento. 

E pronto agora está pronta para definir o seu espaço!
Alguma dúvida? Estejam à vontade para colocar as vossas questões!

Beijinhos e Bom Fim de Semana!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário